Como
Funciona

A Parceiros da Educação identifica escolas públicas que têm interesse em estabelecer parcerias. Os parceiros que querem colaborar podem escolher uma das instituições cadastradas, ou selecionar a área geográfica em que pretende atuar para que seja feito um levantamento de escolas interessadas.

Frentes
de Atuação

A Parceiros atua de duas formas para impulsionar o aprendizado dos alunos das escolas públicas:

Parcerias com escolas
públicas e redes
municipais de educação

São estabelecidas parcerias entre a sociedade civil,  escolas e redes municipais. As parcerias são de médio  e longo prazo com o principal objetivo de melhorar a  aprendizagem dos alunos.

Após diagnóstico inicial, são definidas e executadas  ações com o compromisso de todas as partes –  escolas, redes, Parceiros da Educação e parceiros. As  ações desenvolvidas em parceria com as secretarias  fortalecem a implementação e sustentabilidade de  políticas públicas educacionais.

Modelos de Parceria

Parceria estrutural

Parceiros estruturais apoiam escolas e/ou redes municipais na implementação de projetos que visem a melhoria da qualidade da aprendizagem.

Parceria empreendedora

Para potencializar nossa capacidade de engajamento e impacto, desenvolvemos um modelo de parceria empreendedora que requer menor investimento por parte dos parceiros, possibilitando o envolvimento de mais empresas e pessoas na melhoria da educação pública.

A qualidade da parceria empreendedora é garantida pela atuação conjunta do Parceiro Empreendedor com o nosso Parceiro Master. O Parceiro Master promove apoio pedagógico transversal a um grupo de escolas, enquanto os Parceiros Empreendedores contribuem com necessidades específicas de cada escola, gerando engajamento da comunidade escolar na melhoria da aprendizagem.

Contribuição para
Políticas Públicas

A experiência da Parceiros da Educação  permite conhecer de perto a realidade  das escolas públicas e identificar  oportunidades de apoio que podem  potencializar os investimentos  públicos em educação.

Com isso, nos  tornamos um campo de disseminação de boas práticas que, após validadas, são  apresentadas às secretarias de educação  para possível replicabilidade em outras  escolas da rede.

Essas experiências bem-sucedidas  servem de base para a implementação  de projetos de apoio à alfabetização,  à recuperação de aprendizagem dos  alunos, à formação continuada de  docentes e à gestão educacional.

Frentes
de Atuação

A Parceiros atua de duas formas para impulsionar o aprendizado dos alunos das escolas públicas:

São estabelecidas parcerias entre a sociedade civilescolas redes municipais. As parcerias são de longo prazo, estima-se de quatro a cinco anos, com o principal objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos.

Após diagnóstico inicial, são definidas e executadas ações com o compromisso de todas as partes – escolas, redes, Parceiros da Educação e parceiros. As ações desenvolvidas em parceria com as secretarias
fortalecem implementação e
sustentabilidade de políticas públicas educacionais.

Além de estabelecer parcerias com escolas e redes de educação, contribuímos com as políticas públicas educacionais por meio de práticas bem-sucedidas.

A experiência da Parceiros da Educação no desenvolvimento de ações dentro de escolas públicas permite conhecer de perto a realidade e a oportunidade de apoio que podem potencializar os investimentos públicos em educação. Com isso nos tornamos um campo de disseminação de boas práticas que, após validadas, são apresentadas às secretarias de educação, para possível replicabilidade em outras escolas da rede.

Essas experiências bem-sucedidas servem de base para a implementação de projetos de apoio à alfabetização, à recuperação de aprendizagem dos alunos, à formação continuada de docentes, e à gestão educacional.

Quatro
pilares e açoes
prioritárias

O Plano de Ação da parceria é elaborado para atender às características e necessidades específicas de cada escola ou rede, fundamentado nos quatro pilares do Programa Parceiros da Educação:

Quatro
pilares e açoes
prioritárias

O Plano de Ação da parceria é elaborado para atender às características e necessidades específicas de cada escola ou rede, fundamentado nos quatro pilares do Programa Parceiros da Educação:

Ações Prioritárias
do Programa

Ações Prioritárias do Programa

Realizada anualmente na escola e na rede parceira, detecta as habilidades que precisam ser desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados norteiam as ações pedagógicas das parcerias.

São cursos modelados pela Parceiros da Educação segundo as necessidades da escola e rede que compartilham diferentes práticas didáticas de Língua Portuguesa e Matemática. Eles são realizados por instituições especializadas.

Ações para alunos que apresentam baixa proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, com apoio de especialistas e do Núcleo da Parceiros de Formação de Professores.

Formação para as equipes gestoras e uso de metodologia de gestão escolar com foco nos resultados pedagógicos, com o objetivo de qualificar a análise dos indicadores educacionais da escola ou rede a fim de elaborar e acompanhar planos de ação mais assertivos.

Plataformas digitais de apoio para a aprendizagem de conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa.

Iniciativas para envolver as famílias e a comunidade do entorno no acompanhamento da aprendizagem dos alunos.

Investimento em espaços pedagógicos como salas de leitura, de informática e laboratórios.

Características
das parcerias
com escolas
e secretarias

Papéis da Parceria e
Secretarias de Educação
As secretarias de educação são
responsáveis pela política
pública educacional e seus custos.
A Parceria visa potencializar os
investimentos públicos com
ações alinhadas às políticas
públicas estabelecidas.
Comprometimento da
Sociedade Civil com a
Educação Pública

O Programa Parceiros da Educação
conta com o comprometimento
da sociedade civil que acredita
no poder transformador da educação
pública para o desenvolvimento
de uma sociedade mais justa
e equitativa.

Comprometimento da
equipe gestora da escola
e das equipes técnicas
das secretarias
 

São fundamentais para o sucesso da
parceria o apoio e o comprometimento
dos diretores e coordenadores
pedagógicos das escolas, e técnicos
das Secretarias Municipais. São
responsáveis pelo bom andamento e
sustentabilidade das ações.

O papel da
Comunidade Escolar

Todas as ações apoiadas pela
parceria devem contar com a
corresponsabilidade e participação
dos seus gestores, professores,
alunos e responsáveis, fortalecendo
assim o pertencimento e
autonomia da escola.

Projeto de longo prazo

Os desafios da educação se resolvem
no longo prazo. Para obter resultados
consistentes, a parceria deve
estabelecer metas de longo prazo.
Estima-se que, em 5 anos, podemos
alcançar resultados
transformacionais e ajudar a escola a
atingir as metas de qualidade esperadas.

O Facilitador de Parceria

O dia a dia da parceria é executado
por um profissional com experiência
em educação, selecionado e
formado continuamente pela
Parceiros. Este profissional apoia
toda a execução do Plano de Ação
estabelecido e funciona como um
mediador entre a escola ou
Secretaria Municipal e o parceiro.

Características
das parcerias
com escolas
e secretarias

Papéis da Parceria e Secretarias de Educação
As secretarias de educação são responsáveis pela política pública educacional e seus custos. A Parceria visa potencializar os investimentos públicos com ações alinhadas às políticas públicas estabelecidas. uma educação pública de qualidade.
Comprometimento da Sociedade Civil com a Educação Pública
O Programa Parceiros da Educação conta com o comprometimento da sociedade civil que acredita no poder transformador da educação pública para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa.
Comprometimento da equipe gestora da escola e das equipes técnicas das secretarias  São fundamentais para o sucesso da parceria o apoio e o comprometimento dos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, e técnicos das Secretarias Municipais. São responsáveis pelo bom andamento e sustentabilidade das ações.
O papel da Comunidade Escolar
Todas as ações apoiadas pela parceria devem contar com a corresponsabilidade e participação dos seus gestores, professores, alunos e responsáveis, fortalecendo assim o pertencimento e autonomia da escola.
Projeto de longo prazo
Os desafios da educação se resolvem no longo prazo. Para obter resultados consistentes, a parceria deve estabelecer metas de longo prazo. Estima-se que, em 5 anos, podemos alcançar resultados transformacionais e ajudar a escola a atingir as metas de qualidade esperadas.
O Facilitador de Parceria
O dia a dia da parceria é executado por um profissional com experiência em educação, selecionado e formado continuamente pela Parceiros. Este profissional apoia toda a execução do Plano de Ação estabelecido e funciona como um mediador entre a escola ou Secretaria Municipal e o parceiro.

Passo a Passo

O programa tem uma metodologia definida para o estabelecimento
de uma parceria, com as seguintes etapas: