Como todos já sabem, nesse período de isolamento social as escolas estão fechadas sem previsão de reabertura. Os alunos da rede pública encontram-se em casa e os professores também. Porém, apesar do momento delicado em que nos encontramos, resolvemos nos unir para pensar em maneiras inovadoras e rápidas para contornarmos esta crise. 

Há mais de 15 anos, a Parceiros da Educação trabalha para garantir uma educação pública de qualidade em nosso país e agora, mais do que nunca, tem trabalhado em iniciativas para garantir que a aprendizagem dos nossos alunos não pare, mesmo em tempos difíceis. Junto com a SEDUC e com um time de parceiros de peso, organizamos algumas soluções para que os alunos continuem aprendendo de maneira eficaz mesmo fora das salas de aula. 

Confira abaixo algumas das nossas principais ações:

  1. A Secretaria Estadual disponibilizou um caderno de atividades pedagógicas para os seus 3,4 MM de alunos para o próximo bimestre. Esse material foi produzido com base nas sequências didáticas e planos de aulas produzidos pela Parceiros! Excelente trabalho da nossa equipe pedagógica impactando TODOS os alunos da rede. A Secretaria Municipal também está usando o nosso material para os seus alunos de Anos Finais (6 a 9º).

 

  1. Elaboramos e já distribuímos um Caderno de Atividades complementares para os alunos das nossas escolas parceiras realizarem em casa. Trata-se de uma seleção de atividades para trabalhar as habilidades mais defasadas das escolas parceiras segundo a Avaliação Diagnóstica de entrada de 2020.

 

  1. Avaliamos e negociamos para rede estadual a disponibilidade gratuita de vários aplicativos e plataformas educacionais digitais para uso na época de quarentenaPara as escolas parceiras, facilitamos o cadastramento dos alunos e fizemos uma formação dos diretores, PCNPs e PCs para uso das plataformas educacionais.

 

  1. Estamos apoiando a SEDUC e a SME na produção das vídeo aulas que serão transmitidas nas TVs abertas e plataforma digital, com a contratação de uma produtora e de EdTubers para prepararem aulas aos alunos.

 

  1. Para as nossas redes municipais, criamos um Guia de Implementação contendo propostas de ações de planejamento, monitoramento e comunicação para esse tempo de pandemia.

 

  1. Fechamos um acordo com a ONG americana Committee for Children e o Instituto Vila Educação para disponibilizarem, de graça, o programa socioemocional Compasso para a rede estadual e de vários municípios.  Esse programa será integrado no material escolar do Ler e Escrever pela Seduc, que será distribuído em 2021 para mais de 1,3 mm de alunos do Fundamental 1 em todo o estado.

Em paralelo, estamos nos preparando para, quando terminar a quarentena, prosseguir com os nossos programas de nivelamento, formação de gestores (que inclusive deve se iniciar à distância), e amplo apoio às escolas parceiras!

Sabemos que toda a comunidade escolar está sendo imensamente impactada pelo atual cenário e estamos fazendo o que está ao nosso alcance para tentar amenizar esse sofrimento. Não tem nada que substitua uma boa aula presencial, mas nesse momento vamos trabalhar com as melhores ferramentas que temos e torcer para vermos todos os nossos alunos e profissionais da educação pública saudáveis e de volta às salas de aula o mais rápido possível!