O QUE É:

O Painel de Acompanhamento é uma ferramenta que apoia a equipe gestora no acompanhamento do ensino híbrido e do Programa de Recuperação e Aprofundamento da SEDUC.

QUAL SUA FUNÇÃO?

Visualizar, de maneira clara, parâmetros importantes como engajamento dos alunos no ensino remoto, nas avaliações e nas aulas do Programa de Recuperação da SEDUC. Com os resultados, a escola poderá identificar possíveis problemas de engajamento nas turmas e fazer intervenções que busquem melhorar o aprendizado dos seus alunos.

COMO FUNCIONA:

A escola terá acesso à um sistema online para que os professores preencham com informações relacionadas ao ensino híbrido e ao programa de recuperação. O acompanhamento é dividido em 2 etapas:
1. Engajamento dos Alunos
2. Programa de Recuperação e Aprofundamento:
– Língua Portuguesa
– Matemática

A etapa 1 necessita de um acompanhamento periódico e constante. Os dados serão utilizados para que a escola entenda o quanto os alunos estão engajados e envolvidos com os métodos de aprendizagem da escola. As informações coletadas são: participação no CMSP, entrega de atividades, retirada de material, participação no WhatsApp, participação nas plataformas de vídeo aulas (Google Classroom, Teams, Meet e outros) e plataformas educacionais (Matific, Guten, Letrus, Mangahigh e outros). Além disso, há um acompanhamento da participação nas avaliações bimestrais.
Os dados devem ser coletados a cada 15 dias. A partir daí,o sistema atualizará o Painel de Acompanhamento, trazendo uma “fotografia” daquele período específico. O objetivo é fazer com que a escola identifique possíveis problemas, desenvolva ações corretivas e veja os resultados das intervenções de forma gradativa.

A etapa 2 consiste em acompanhar o Programa de Recuperação e Aprofundamento da SEDUC, ou seja, este acompanhamento vai depender das aplicações das Sequências Didáticas. A escola vai acompanhar a participação dos alunos nas aulas aplicadas de Língua Portuguesa e Matemática. A cada aplicação das SD’s, a escola deverá registrar no sistema a frequência dos alunos. No entanto, se a escola não finalizar a aplicação de todas as aulas de uma determinada sequência, dentro do período de 15 dias, ela pode preencher o sistema com dados até a última aula aplicada, conforme exemplo abaixo:

Sequência Didática 01 – 10 aulas a serem aplicadas:
No período de 15 dias a Escola A aplicou 10 aulas da SD 01: preenche a frequência até a aula 10.
No período de 15 dias a Escola B aplicou 05 aulas da SD 01: preenche a frequência até a aula 05.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Ao finalizar o preenchimento quinzenal, a escola receberá um link do seu Painel de Acompanhamento atualizado e poderá analisar os resultados e fazer as possíveis intervenções.
O sistema de coleta de dados será devolvido para a escola com a etapa 1 em branco (para a inserção dos novos dados no período de 15 dias). A etapa 2 não sofrerá alterações, visto que é um acompanhamento contínuo.

IMPORTANTE! O Painel de Acompanhamento foi desenvolvido para a Escola, com o objetivo de facilitar a gestão e acompanhar o engajamento dos alunos. Explore a ferramenta e incorpore na rotina escolar para promover uma gestão cada vez mais eficiente!

Para mais informações, acesse os nossos guias de preenchimento e análise dos resultados, disponíveis abaixo:

Guia de Orientação – Anos Iniciais

Guia de Orientação – Anos Finais e Ensino Médio