Analista de Dados e Monitoramento – Programa de Apoio às Diretorias de Ensino

A oportunidade

Dentre nossas frentes de atuação, está o Programa de Apoio às Diretorias de Ensino, que visa apoiar regionais de ensino parceiras, do estado de São Paulo, por meio da elaboração, pactuação, implementação e monitoramento de projetos voltados ao desenvolvimento dos profissionais da educação que atuam tanto nas Diretorias de Ensino quanto nas escolas visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Espera-se que o candidato construa uma visão crítica dos projetos sendo capaz de transformar dados em informações/insights relevantes para embasar a tomada de decisão.

Para isso será necessário mobilizar indicadores que possibilitem sumarizar o andamento do programa nos mais variados aspectos (cronograma, qualidade, roadmap, etc.). Assim, as principais atividades previstas são:

  • Analisar dados educacionais (indicadores de aprendizagem, gestão, infraestrutura, recursos, etc.) das Diretorias de Ensino e suas escolas;
  • Analisar dados socioeconômicos das regiões das Diretorias de Ensino e suas escolas;
  •  Garantir a confiabilidade das informações construindo painéis e relatórios, assim como soluções para evoluir na maturidade analítica da área;
  • Criar hipóteses que podem ser testadas a partir dos dados disponíveis;
  • Propor recortes de análise de dados que permitam observar o comportamento outlier de uma série de dados;
  • Apoiar na definição de indicadores do programa;
  • Fazer análises sobre as limitações de novos indicadores e os possíveis impactos;
  • Contribuir com o monitoramento dos dados do programa, identificando novas oportunidades;
  • Apoiar o aprimoramento dos processos operacionais que geram dados para futuras análises, com soluções tecnológicas e contribuindo na criação e definição de métricas de performance;
  • Acompanhar, sistematizar e analisar os indicadores do programa;
  • Planejar e implementar a avaliação de resultados, objetivos e impacto do programa;
  • Elaborar apresentações internas e externas sobre a avaliação do programa;
  • Dialogar com equipes (interna e externa) buscando a criação de soluções contextualizadas e que melhor atendam às necessidades da equipe interna, DE e escolas.
  • Promover a melhoria contínua do ambiente de dados da área.

Qualificações necessárias

  • Ensino superior completo;
  • Experiência com a manipulação de grande bases de dados:
    • Conhecimento em SQL;
    • Será um diferencial conhecimento em R e/ou Phyton;
  • Fluência na manipulação de planilhas;
  • Fluência na preparação de apresentações de resultados;
  • Conhecimento intermediário/avançado de ferramentas de BI (Data Studio e Power BI);
  • Fluência no pacote Office e ferramentas Google;
  • Experiência em projetos educacionais e/ou com o setor público e/ou terceiro setor (desejável).

Informações adicionais

Regime de Contratação: PJ

Remuneração: a combinar

Vale Refeição – R$ 915,00 / mês

Seguro Saúde e Dental

Recesso remunerado no período de Natal e Ano Novo

Previsão de início: jun/2022

Como se candidatar:

Preencha o formulário: https://forms.gle/qqDxpaMfYsgyyewr6 até 23/05/2022. Os aprovados serão encaminhados para fase de entrevista com a equipe da Parceiros.

O formulário começa perguntando seus dados de contato e sua experiência. Depois faremos algumas perguntas mais detalhadas para conhecer você. Por último, uma atividade prática na seção final.

Orientações para você poder se preparar para a realização da atividade prática:

Entrega: Painel de indicadores sobre o Ideb (Data Studio, Power BI ou similar).

Objetivo: Elaborar um painel com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

(Ideb) das escolas estaduais de São Paulo que permita a análise dos indicadores.

Eixos de análise:

i) Histórico/Evolução do IDEB

ii) Desempenho em aprendizagem

iii) Resultados no fluxo

– Caso você queira trazer eixos adicionais de análise, são bem-vindos

Fonte dos Dados: INEP. Destacamos que fontes complementares/adicionais, são bem-vindas.

Critérios de avaliação:

1. Análises/ organização dos dados: Queremos analisar a sua habilidade de trabalhar com dados e informações quantitativas;

2. Estética/ usabilidade: Não é preciso ser nenhum expert em design, mas gostaríamos de analisar um material visualmente agradável. Pense que esse material poderia ser utilizado pelas equipes das escolas, por exemplo. Não é necessário um design super chamativo, você pode utilizar um modelo simples porém eficaz. Pontos principais de atenção: uso de várias fontes diferentes sem critério, formas/textos desalinhados, múltiplas cores diferentes sem padrão, etc.